Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IFSertãoPE celebra Termos de Convênio de Cooperação para a oferta de cursos EaD em Cabrobó, Lagoa Grande e Afrânio      

Uma solenidade ocorrida na tarde desta terça-feira (14), na reitoria do IFSertãoPE, marcou a assinatura dos Termos de Convênio de Cooperação entre o Instituto Federal e os municípios de Cabrobó, Lagoa Grande e Afrânio, para a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD) em todos os níveis de ensino. A cerimônia, que reuniu gestores do IFSertãoPE e dos municípios contemplados, incluiu ainda a inauguração oficial do estúdio de gravação da reitoria.  

O chefe do Departamento de EaD, Eudis Teixeira, traçou uma linha do tempo até a assinatura dos Termos de Convênio

Após a exibição do vídeo institucional que apresenta um panorama das iniciativas em curso no IFSertãoPE, o chefe do Departamento de EaD, Eudis Teixeira, fez um breve histórico dos caminhos percorridos para institucionalizar a Educação a Distância e firmar protocolos de intenções para a abertura de novos polos de EaD nos municípios de Cabrobó, Lagoa Grande e Afrânio. “A gente espera que a abertura desses cursos possibilite a cada uma das pessoas contempladas o ingresso no mundo de trabalho e a contribuição em uma formação mais humana, social e cultural”, afirmou ele.  

A pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, destacou a necessidade de reinvenção da educação trazida pela pandemia da Covid-19 e a abertura de possibilidades com a EaD. “A educação tinha a tendência de se modificar e, com a pandemia, tivemos de nos reinventar de todas as formas. Os cursos aqui apresentados já são uma realidade, mas se precisarem de uma formação específica a gente corre atrás”, assegurou ela.  

Prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, assina o Termo de Convênio de Cooperação

Depois de assinar o Termo de Convênio de Cooperação, o secretário municipal de Educação de Afrânio, Ricardo de Araújo, ressaltou que a parceria com o IFSertãoPE pode ser uma maneira de “implementar políticas educacionais que valorizem os conhecimentos locais”. Percepção semelhante tem o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, para quem a abertura de oportunidades no município pode “construir grandes obras através da educação”.  

A reitora Leopoldina Veras salientou o avanço que a parceria com os municípios pode trazer

O secretário de Educação de Cabrobó, Pedro Rocha, relembrou que, quando os gestores do município receberam a visita da equipe de EaD do Instituto Federal, foi fomentada a expectativa de novas oportunidades. “E hoje é a concretização de todo o planejamento que realizamos. Essa parceria é importantíssima e nós, cabroboenses, temos interesse no futuro em ter um campus do IFSertãoPE”, destacou ele.    

A cerimônia reuniu gestores do IFSertãoPE e dos municípios de Lagoa Grande, Cabrobó e Afrânio

Em sua fala, a reitora Leopoldina Veras salientou o avanço que a parceria com os municípios pode trazer para a educação. “O meu sentimento enquanto gestora e representante da instituição é que demos mais um passo no degrau da educação no sertão pernambucano. O nosso foco é sair dos muros institucionais e chegar lá, onde está a necessidade, fazer a diferença e transformar vidas”. A perspectiva é que os novos polos já ofertem, no ano que vem, cursos de autoformação e nas modalidades Formação Inicial Continuada (FIC), graduação e pós-graduação lato sensu

Fotos: Alberto Paixão

Departamento de Educação a Distância - DPEAD

 

  • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
  • dpead@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-2350