Alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde EAD realizam oficinas pedagógicas em municípios de Pernambuco

Entre os meses de maio e junho de 2017, alunos da turma 2015.2 do Curso Técnico Subsequente em Agente Comunitário de Saúde (ACS) na modalidade Educação a Distância (EAD) do IF Sertão-PE desenvolveram oficinas pedagógicas nos municípios de Afrânio, Petrolina, Salgueiro e Santa Maria de Boa Vista. O objetivo das ações foi tornar os alunos mais próximos da comunidade, por meio da resolução de problemas e dificuldades existentes, ou ainda atendimento de necessidades pontuais. Essas atividades incluíram o planejamento de projetos de trabalho, a produção de materiais didáticos e organização de encontros, seguidas de reflexão crítica e avaliação contínua. As técnicas e os procedimentos foram diversos, como dinâmicas, palestras, visitas nas casas, pesquisa, entre outros.

Alunos realizaram oficinas em várias cidades

As oficinas pedagógicas foram realizadas em escolas que atuam no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos, além de creches, postos de saúde, empresas, Hospital Municipal de Afrânio, Centro de Convivência dos Idosos de Petrolina, além de visitas in loco e ações com beneficiários do Programa Bolsa Família. Cada equipe de alunos promoveu duas atividades socioeducativas na comunidade escolhida.

Imunização de participante de oficina

Em meio aos temas escolhidos pelos alunos destacam-se “Aedes aegypti: Estratégias de Controle”; “Ações em Educação e Saúde Bucal”; “Importância do Pré-Natal na Gestação”; “Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas”; “Dia do Enfermeiro”; “Dia Nacional da Imunização”; “Redução da Mortalidade Neonatal”; “Territorialização: Estratégia Operacional do SUS” e “Saúde da Mulher”.

Crianças durante ação de incentivo à Saúde Bucal

O resultado das oficinas pedagógicas evidenciou a articulação entre teoria e prática, tornando-as um recurso oportuno e eficaz na formação continuada dos alunos. “Excelente proposta que nos foi concedida, pois são atividades práticas que devem proporcionar para nós, futuros ACS, o amor à profissão. Aprendemos muito, queremos mais capacitações. Prevenção é tudo de bom. Porque na teoria é fácil, mas na prática só permanece na profissão quem realmente tem amor em cuidar do próximo” finalizou a aluna Núbia Gabriela.

*Com informações de Equipe EAD

Departamento de Educação a Distância - DPEAD