-
Última Atualização: 08 Dezembro 2022
-
Criado: 14 Janeiro 2015
-
Acessos: 29285
Ouvidoria do IFSertãoPE
A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o IFSertãoPE e o cidadão. Por meio dela, este poderá se manifestar enviando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e/ou denúncias e simplificação dos serviços. Ela tem como finalidade viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos. É seu papel analisar as demandas recebidas e encaminhar as informações solicitadas aos setores de interesse, a fim de responder com clareza as solicitações do cidadão e orientar para solucionar o problema. Além disso, as manifestações realizadas pela população à Ouvidoria devem servir de diretrizes para melhoria dos serviços da instituição.
Como funciona?
O interessado poderá se manifestar por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), do correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., do telefone (87) 2101-2359 ou presencialmente, na própria unidade da Ouvidoria Pública.
Após receber as manifestações do cidadão, a Ouvidora as encaminha aos setores interessados. A partir do cadastramento, o prazo de atendimento é de 20 dias, podendo ser prorrogado por 10 dias mediante justificativa. Na impossibilidade de oferecimento de resposta conclusiva no prazo anterior, a Ouvidoria comunicará o cidadão, mensalmente, os encaminhamentos realizados e das etapas e prazos previstos para o encerramento da manifestação.
Classificação das manifestações
Denúncia - Comunicação de irregularidades ocorridas na administração pública ou ocorridas em razão do exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções. Comunicação de infrações disciplinares, prática de atos de corrupção ou improbidade administrativa que venham ferir a ética e a legislação.
Reclamação - Demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
Solicitação - Requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
Sugestão - Proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
Elogio - Demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
Simplifique - Solicitar mudanças no atendimento do serviço público, as quais facilitem o acesso e a execução do serviço, conforme Decreto n.º 9.094.