O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino, tendo como alguns dos objetivos: contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, entre outros.

Atualmente, a instituição conta com 72 bolsistas de iniciação à docência, distribuídos nos diversos campi de atuação do o Pibid. Neste sentido, as atividades desenvolvidas contemplam três subprojetos, relacionados com as seguintes áreas do conhecimento:

  • Computação e Música, desenvolvido no campus Petrolina sob a Coordenação de Área dos professores Ubirajara Santos Nogueira e Adelson Aparecido Scotti.
  • Física, desenvolvido nos campi Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada sob a Coordenação de Área do professor Marcelo Souza da Silva.
  • Química, desenvolvido nos campi Floresta, Ouricuri e Petrolina sob a Coordenação de Área do professor Eduardo Antonio da Silva.

Coordenação Institucional do Pibid no IFSertãoPE
Coordenadora: Vera Lúcia da Silva Augusto Filha
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.