INFRAESTRUTURA - Projetos em Andamento

Firewall Corporativo
Descrição: Todos os campi do IFSERTÃO-PE adquiriu recentemente solução de Firewall da Fortinet. Com esta solução de firewall de nova geração a rede corporativa terá uma ampla proteção integrada e de alta performance contra ameaças, simplificando a infraestrutura de segurança de TI. 

Certificação Digital
Descrição: Implantação de certificados digitais em todos os sites do instituto, com benefícios que todos os dados dos formulários eletrônicos será criptografado.

Migração do E-mail Corporativo
Descrição: A migração terá ganhos em relação ao tamanho da caixa de entrada será maior, interface mais limpa e filtro ANTI-SPAM.

Backup Corporativo
Descrição: Implantação da solução de Backup Corporativo com BACULA.

Sistema de Autenticação Centralizada 
Descrição: Autenticação centralizada é uma forma eficiente e segura de unificar múltiplos sistemas de autenticação (catálogo de endereços, dados de usuários, Intranet, Sistemas Educacionais, etc.) em um único servidor. 

Padronização da Infraestrutura dos Campi
Descrição: A complexidade do ambiente de TI de hoje leva a um número de desafios para os negócios. A provisão de serviços de TI se torna mais difícil e dispendiosa através da utilização de plataformas de dispositivos heterogêneos, adicionando esforço para a gestão de problemas, mudanças, integrações e continuidade dos negócios. A padronização vai pode simplificar a infraestrutura, racionalizar tecnologias e métodos e ganhar vantagens significantes no custo, na qualidade do serviço e em agilidade.

Solução de WIFI
Descrição: Implantação de Rede de Dados WI-FI, com isso servidores e alunos terá maior mobilidade para acessa dados corporativos e educacionais.

Edurom 
Descrição: O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço. 

Solução de Virtualização - VMWARE
Descrição: Implantação de solução de virtualização em todo parque de servidores tendo como benéficos menor aquecimento / economia de energia, redução de custos de aquisição e redução do espaço físico, TI sustentável, menor tempo de parada em manutenções programadas, rápida recuperação de falhas, backup otimizado e recuperação de desastres fácil, etc.

 


SUPORTE - Projetos em Andamento

Cultura de uso do GLPI
Descrição: Mais conhecido por Help Desk. Sistema de gestão de recursos que oferece uma interface muito intuitiva e um conjunto de funcionalidades que permitem manter um conjunto de informações sobre todos os recursos. Implantação nos campus Serra Talhada e Stª Maria da Boa Vista e ampliação para o uso do GLPI em outras áreas como Gestão Predial.

 

Padronizações dos serviços de manutenção e suporte dos Campi
Descrição: A normalização técnica baseia-se em resultados da ciência, da tecnologia e da experiência prática. Ela tem como preceito básico a obtenção do consenso entre as diversas partes envolvidas: o fabricante, o fornecedor e o cliente/usuário. As normas são ferramentas poderosas da administração pública, pois aceleram as decisões, reduzem a variedade e dão soluções rápidas e seguras para problemas repetitivos. Por todos esses aspectos a padronização e normalização são poderosas ferramentas necessárias à implantação de um Sistema da Qualidade.

Políticas De Segurança\ Gestão da Segurança da Informação - NBR 27001 e NBR 27002
Descrição: Implantação e renovação de políticas de segurança, de modo ao servidor poder realizar suas atividades de uma maneira mais segura.

Estabelecer politicas de Treinamento\Capacitação em TI
Descrição: Implementação de programas permanentes de capacitação em que predomine constante análise da relação do trabalho x servidor x IF Sertão Pernambucano e identificação das áreas TI.

Contratação de terceirizada para manutenção de Impressoras
Descrição: Implantação de solução para manutenção de impressoras.

Estabelecer projeto TI – Green
Descrição: Estabelecer e implementar práticas sustentáveis para o Descarte de Equipamentos Eletrônicos, promovendo políticas de controle eficazes para o ambiente onde são usados.

Governança de TI com ITIL
Descrição: Implantação das melhores práticas descritas na ITIL, aplicando seus conceitos nos níveis operacionais e táticos e permitindo a estruturação e o ciclo de vida de serviços como um todo, de modo a alcançar excelência operacional.