Alunos dos cursos superiores do Campus Floresta finalizam curso em cerimônia virtual de outorga de grau

Ontem (31) seis alunos do IF Sertão-PE Campus Floresta dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Licenciatura em Química foram investidos na posse de grau acadêmico pela conclusão dos cursos de graduação. A solenidade de outorga de grau que foi presidida pela Reitora do IF Sertão-PE Leopoldina Veras, contemplou ainda estudantes de nível superior dos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Ouricuri e Salgueiro.

 

Gestores do das unidades do IF Sertão-PE e Reitoria prestigiaram a cerimônia

O evento ocorreu de forma remota e foi transmitido pela internet por meio do canal do You Tube do IF Sertão-PE. Além dos concluintes e da reitora participaram da cerimônia os Pró-reitores de Desenvolvimentos Institucional, Alexandre Correia; de Ensino, Socorro Cavalcante; de Extensão e Cultura, Vitor Prates; de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Francisco Kelsen; a Diretora-Geral do Campus Floresta, Rosineuman Soares; o Chefe do Departamento de Ensino do Campus Floresta, José Almeida; dentre outros Diretores-Gerais e Coordenadores dos demais campi do IF Sertão-PE.


Concluintes de GTI, paraninfo e patrono

A solenidade teve início com a apresentação dos alunos concluintes de cada graduação, bem como dos homenageados como paraninfo e patronos. A turma de Gestão da Tecnologia da Informação, composta pelos alunos Ana Flávia Honório, Breno da Silva, Jaqueline Leal e Monique Cândido escolheu como patrono o professor Herton Vilarim, e paraninfo o professor Felipe Omena. Já as alunas da Licenciatura em Química, Elionara Barbosa e Jéssica Sá, convidaram a Coordenadora do Curso, Cíntia Lopes para ser a paraninfa, e a professora Kelly Cintra como patronesse da turma.


Concluintes da Licenciatura em Química e paraninfa

Na sequência o Hino Nacional brasileiro foi executado e deu-se início o momento dos juramentos. A aluna Jéssica Sá foi a juramentista da Licenciatura em Química, e Monique Cândido representou os alunos de Gestão da Tecnologia da Informação. Após os juramentos a Reitora do IF Sertão-PE Leopoldina Veras, realizou a outorga de grau a cada uma das turmas, momento seguido pelos discursos emocionados dos oradores.


Turma de GTI no momento do juramento solene

Elionara Barbosa foi a oradora da turma de Licenciatura em Química, em seu discurso destacou as experiências mais marcantes vivenciadas ao longo da formação, “das viagens para congresso que tínhamos que ouvir a apresentação dos colegas umas mil vezes, mas ouvíamos com atenção; dos momentos de tensão antes de sair os resultados do projetos e saber se iam ser aceitos ou não; das aulas práticas que amávamos, vestíamos os jalecos e nos sentíamos os próprios químicos. Quem nunca foi para o IF de manhã e só chegou à noite em casa? O mais incrível é que cada momento desses ficará guardado em nossos corações”, disse a licenciada em química.


Elionara Barbosa foi a oradora da turma da Licenciatura em Química

Breno Lopes da Silva foi o orador da turma de Gestão da Tecnologia da Informação, ao longo de seu discurso reafirmou a importância dos companheiros de turma na caminhada até a diplomação “sempre podíamos contar com vários amigos, posso dizer que no Instituto Federal fizemos os melhores amigos, ambiente o qual nos moldou profissionalmente tanto quanto pessoalmente. Agora nós não vamos mais andar pelos corredores do IF, vamos andar pelo corredor da vida, e entrar na sala da experiência, a nossa carreira profissional, e vamos mostrar ao mundo o que faz um profissional de GTI”, afirmou o tecnólogo em Gestão de T.I. "Foi um momento muito esperado e de grande importância para mim e uma mistura de emoções. Apesar das dificuldades, só tenho a agradecer pelo tempo que passei no IF e experiências compartilhadas com amigos e professores", complementou Breno em entrevista após a solenidade.

Sobre a emoção de participar dessa solenidade que encerrou a vida acadêmica na graduação em GTI, Jaqueline Leal disse que “apesar do distanciamento necessário que a pandemia exige a satisfação não foi menor. Foi o fechamento de um ciclo e ao mesmo tempo a abertura para o próximo, pois quero continuar me graduando”.


Outorga de grau à turma de GTI

Outorga de Grau à turma de Química

Após a solenidade Elionara, licenciada em química, reforçou a importância do curso em sua vida, e as expectativas para atuação profissional. “Primeiramente ter um diploma.. e o curso de química surgiu na minha vida meio que do nada, mas foi ganhando meu coração. Então, esse curso tem um peso importante na minha vida, pois agora posso levar os ensinamentos químicos aprendidos para mais pessoas em forma de aula!”, disse a aluna egressa.

A Diretora-Geral do Campus Floresta Rosineuman Soares também discursou na cerimônia, na oportunidade falando sobre a trajetória de superação dos graduados, além de agradecer a todos os servidores, amigos e familiares que participaram da formação dos alunos egressos, além da emoção de vivenciar o momento da outorga de grau “essa emoção para mim trás um pouco de passado e de futuro, me remete ao passado mostrando a necessidade de aplaudir, de enaltecer o esforço, a dedicação,a persistencia a resiliência de vocês, nossos ex-alunos e agora profissionais, de quanto vocês deram provas de que sao capazes de superar obstáculos, de transformar angustias em esperança, e permanecer fieis aos projetos e aos propósitos de vocês. Quando eu digo que me remeto ao futuro eu coloco alí o desejo de que tenhamos um futuro promissor, de que tenhamos um futuro brilhante, a partir desse momento", disse a Diretora-Geral.


Diretora-Geral do Campus Floresta durante seu discurso em homenagem aos alunos egressos

Em seu discurso de encerramento da solenidade, a Reitora do IF Sertão-PE citou a trajetória da aluna Jéssica Sá, do campus Floresta, como um exemplo dos esforços da instituição em proporcionar a verticalização do ensino, a oportunidade de estudantes cursarem o ensino médio, superior e pós-graduação na instituição. Sobre esse momento a licenciada em química destaca a emoção e a importância do IF em sua vida:

 “Minha relação com o IF Sertão-PE, Campus Floresta foi por muito tempo acalentado por um sonho, o sonho da menina que queria vencer na vida. Era um sonho que não tinha coragem de verbalizar. Para isso, me dedicava aos estudos e seguia imaginando o dia em quê me tornaria aluna do IF Campus Floresta - aquele lugar me encantava - eu sabia que naquele lugar poderia reescrever a minha história, assim fiz. Em 2014 ingressei no curso Técnico Concomitante em Análises Químicas. Enquanto cursava o ensino técnico, ia aumentando o desejo de ingressar em curso superior e o resultado veio em 2015.2, quando iniciei o curso de Licenciatura em Química. Cursava o técnico e o superior ao mesmo, foi um período extremamente difícil, passei por vários momentos em quê pensei em desistir, mas mesmo querendo desistir, passando por inúmeras dificuldades, levando uma criança pequena para as aulas (isso me deu mais forças para continuar), continuei, até chegar nesse momento e entender que todo meu esforço valeu a pena.  Essa trajetória e esse diploma nunca foi só por mim e nunca será só pra mim. O papo é: sigam seus sonhos e lutem sempre pelo que vocês acreditam. Somos gigantes!”, disse Jéssica.


Alunos, coordenadores de curso, patronos, paraninfos e gestores do IF Sertão-PE ao fim da solenidade

Após o discurso da Reitora e solenidade foi finalizada. O vídeo da transmissão ao vivo da Cerimônia de Outorga de Grau coletiva virtual está disponível clicando aqui.