Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Aluna egressa do curso de Gestão de T.I conquista colocação profissional em multinacional de tecnologia

        Do curso técnico de informática no IF Sertão-PE Campus Floresta, para o curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação na mesma instituição, até chegar ao emprego em uma empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, a maior empresa de consultoria do mundo, sendo contratada antes mesmo de finalizar a graduação. Essa foi a trajetória de Ana Flávia Resende, aluna egressa do Campus Floresta, recém-graduada em GTI, em cerimônia de formatura realizada no último dia 30.

 

Ana Flávia é mais um exemplo de como a educação pode mudar a realidade de moradores do interior e conta como se interessou pelo Curso de Gestão da Tecnologia da Informação: “Minha trajetória não foi convencional, as informações que eu tinha quanto a de que se tratava o curso eram muito rasas, de modo que eu acreditava não fazer o meu perfil e após estar formada no ensino médio comecei a ministrar aulas de língua Inglesa numa escola da localidade. Não muito tempo depois o IF entrou de novo na minha narrativa quando um dos professores que tinha conhecimento do fato, me convidou a fazer parte de um treinamento que ocorreria no IF voltado para a preparação do exame TOEFL (exame de proficiência em língua inglesa). Nesse contexto, outro professor que me conhecia do período de ensino médio disse que o curso de GTI fazia sim o meu perfil e me incentivou a cursá-lo. Foi daí que busquei mais informações quanto a grade curricular, conversei com discentes do curso, me interessei por ele e o coloquei como minha primeira opção do SISU”, disse Ana que iniciou o curso superior em 2017.

Sobre o emprego na Accenture, com desenvolvimento de aplicativos, a Gestora de T.I revela que a oportunidade surgiu naturalmente, fruto do interesse e participação dela em capacitações na área, incentivadas pelas exigências curriculares do curso de GTI. “Durante o curso, nós temos que cumprir uma carga horária de atividades complementares, tais como eventos presenciais ou on-line, cursos e palestras. Essas atividades, aliadas a prática que adquiri no estágio curricular obrigatório, bem como no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI, me ajudaram a optar pela área do desenvolvimento de software e ter um certo grau de experiência nela o que contribuiu para minha inserção no mercado de trabalho. Também, eu buscava exercer os conhecimentos adquiridos no curso trabalhando como profissional freelancer. Com isso, aprendi a ter uma postura mais ativa com relação ao meu aprendizado, o que permitiu que eu buscasse por programas de mentoria, bootcamps, eventos e participasse de dinâmicas como speed hiring que me permitiram ter uma visão maior das oportunidades, desenvolvesse uma boa rede de relacionamentos, tivesse maior contato com empresas que tinha interesse em atuar e obtivesse maior visibilidade. Aos poucos as oportunidades foram surgindo e eu aproveitei da melhor forma cada uma que me era disponibilizada até ser contratada pela Accenture.”, explicou.


"Creio que vai além de ser um curso só de Gestão ou só voltado para área técnica, fornece um alicerce para que tenhamos uma visão mais abrangente na prática profissional", afirma sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação

De acordo com Ana Flávia o profissional de Tecnologia da Informação encontra no mundo do trabalho diversas oportunidades de colocação profissional, uma vez que aprender a ter uma visão holística no que diz respeito a tecnologia e seu gerenciamento. “Eu costumo comentar que eu aprendi a enxergar a tecnologia de forma mais humana. Não se trata apenas de códigos, bytes ou equipamentos, são pessoas que utilizam a tecnologia, e ela deve ser desenvolvida ou planejada para elas. De modo que a abrangência das disciplinas permitiu tanto que eu tivesse escolha quanto a que área atuar, quanto tivesse uma bagagem maior para a área escolhida. Há oportunidades para àqueles que se identificam com a parte mais administrativa do curso, como também para os que desejam seguir carreira técnica em diversas vertentes. Tais conhecimentos se complementam e um não necessariamente exclui o outro”.

O Curso de Gestão da Tecnologia da Informação une disciplinas da área da administração e informática para formar um profissional capaz de atuar em diversas carreiras, como Gestão de Serviços em T.I, Programador, Desenvolvedor de Softwares, aplicativos e websites, Marketing, Analista de Sistemas, Web, Governança em T.I, Gerenciamento de Projetos de T.I, dentre outros.


Ana Flávia junto ao professor orientador e colegas de curso durante participação em Jornada de Iniciação Científica e Extensão

No Campus Floresta do IF Sertão-PE o estudante tem a oportunidade de participar de diversas atividades além das aulas, que contribuem para a formação pessoal e profissional. “O IF dá a possibilidade de expandir os conhecimentos que adquirimos nas disciplinas. Eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, JINCE, atividades de pesquisa, contribuem enormemente para a construção de um saber mais prático. Para citar alguns, tive a oportunidade de publicar um artigo no Congresso Internacional de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação que ocorreu em 2017 em Portugal, ministrar um minicurso na área de Desenvolvimento Mobile na VI Mostra Técnica e Científica, galgar uma Láurea Científica em 2019 na modalidade Inovação Tecnológica no Projeto "Análise de Como o Clima e Cultura Organizacional Afetam a Gestão do Conhecimento" na 16ª SNCT e participar por quase dois anos de um projeto no PIBITI”, explicou Ana Flávia.

Para Ana Flávia a experiência em estágio curricular dentro do Próprio Instituto Federal, desenvolvendo um software para o setor pedagógico, e a participação no PIBITI para a realização do projeto "Aplicativo Mobile de Avaliação de Conhecimentos com Fundamentos na Teoria de Resposta ao Item" foram experiências essenciais para a escolha da carreira profissional que deseja seguir na área de desenvolvimento e engenharia de software, além de ter resultado em um trabalho de conclusão de curso avaliado com nota máxima, resultado que para ela foi muito gratificante.


Ana Flávia durante apresentação de Trabalho de Conclusão de curso avaliado com nota 10 pela banca de docentes

Ana Flávia acredita que a capacitação na área de Tecnologia da Informação além de ser uma possibilidade para os sertanejos de Floresta e Região, haja vista que o curso é oferecido gratuitamente no IF Sertão-PE, é também uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e que permite aos estudantes alcançar espaços que antes poderiam ser vistos como impossíveis como, por exemplo, trabalhar em uma renomada empresa multinacional. “Percebo que alguns, assim como eu anteriormente, ainda tem uma visão limitada da Instituição e quanto ao que é o curso. Porém esta é uma excelente oportunidade para se desenvolver profissionalmente, além do fato de que tal aprendizado pode nos tornar aptos para ir em busca de alternativas antes vistas como distantes para quem vive no sertão. Digo por experiência própria, que somos os protagonistas que podem definir o rumo que nossa vida irá tomar, nossas escolhas contam muito e diria que GTI foi uma excelente escolha”, afirmou a Gestora de T.I.

As inscrições para ingresso no curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação no IF Sertão-PE Campus Floresta, para início do curso no primeiro semestre de 2021, no período noturno, estão abertas no site do Sistema de Seleção Unificada- SISU entre os dias 06 e 14 de abril. Podem se inscrever candidatos que tenham participado do ENEM 2020 e não tenham zerado a redação. 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2797 / (87) 3877-2708

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350