Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Floresta realizou cerimônia de colação de grau do curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Na noite de ontem (26) aconteceu, no auditório do campus Floresta do IF Sertão-PE, a solenidade de outorga de grau para 7 alunos formandos do curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação 2019.2. A cerimônia teve início às 19h30 e contou com a presença de familiares, amigos, servidores e alunos do campus Floresta; do Presidente da Câmara de Floresta Beto Puça; e representantes da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação.

 

Para iniciar a cerimônia compuseram a mesa de honra da solenidade a Reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras; a Diretora Geral do Campus Floresta, Vera Filha; a Chefe do Departamento de Ensino do campus, Willma Leal; o Coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, Severino Paiva; e o Representante da Gerência Regional de Educação, Paulo Henrique Novaes.

A Reitora do IF Sertão-PE declarou a abertura da sessão solene, e logo após o canto do Hino Nacional Brasileiro o formando Emerson Nunes dirigiu-se ao palco para em nome da turma realizar o juramento solene, enquanto todos repetiam as palavras com o braço direito estendido reafirmando o compromisso de exercer a função de Gestores de T.I dentro dos princípios da ética, dignidade, honestidade e lealdade, respeitando a Constituição Federal, as normas, e o Código de Ética da profissão.

Coube à Reitora Leopoldina Veras a missão de realizar a outorga de grau de Tecnólogos em Gestão da Tecnologia da Informação, então os formandos puderam vestir o capelo simbolizando o rito de passagem da condição de estudantes para a de profissionais aptos. 

Na sequência Ewerton Leal foi convidado para realizar seu discurso como orador da turma, e destacou a importância do apoio da família na trajetória acadêmica de cada um. “Recebi essa missão de representar meus colegas nesse discurso, agradeço a Deus e ao Instituto, aos familiares, principalmente, os que estão em vida e os que estão na memória que foram sempre nossa motivação maior de chegar onde a gente está chegando. Não é fácil, é difícil estar representando todos pois acho que cada um aqui queria falar um pouco, agradecer aos seus familiares, também lembrar de tudo que a gente teve que passar, dias um pouco imersos no estudo, as vezes deixamos de comparecer naquele aniversário, festa, de momentos da família; então só posso agradecer por todo o apoio que recebemos de nossos familiares”, disse Ewerton em um trecho do discurso. 

Após a recepção dos canudos e cumprimentos à mesa diretiva ocorreu a sequência dos discursos, o coordenador do curso de GTI, Severino Paiva destacou as possibilidades que se descortinam para os que possuem escolaridade em nível superior. “Podemos dizer que esses jovens estão colhendo após três anos de semeadura no curso de GTI, após muitas horas de estudo, de trabalho, apresentação de seminários, de pesquisa, visitas técnicas e tantas outras atividades realizadas dentro e fora de nossos muros. O que esses jovens estão colhendo hoje aqui? Eles passam a fazer parte dos 14% de adultos que tem curso superior, vocês passam a adquirir a possibilidade de seguirem carreiras de nível superior, podem ingressar na carreira de T.I em várias profissões que tem uma carência enorme não só no Brasil como também no exterior, vários países estão de portas abertas para quem tem competência, são muitas perspectivas abertas para cada um dos formandos aqui hoje, basta que vocês continuem a plantar e a colher”, falou Paiva em um trecho do discurso.

A Professora Willma Leal expressou a felicidade de receber ali no auditório os formandos, que foram todos alunos dela, e os familiares professores, e alunos do campus Floresta que acompanhavam na plateia, segundo ela, também sonhando com a chegada do momento da formatura. Destacou a importância dos alunos de T.I estarem atualizados para desempenhar as funções para as quais foram preparados. “Eu disse muito a todos durante a minha disciplina, vocês não tem raízes, estão prontos para trabalhar no mundo e eu acredito no potencial de vocês. Muitos aqui já estão até colocados no mercado de trabalho mas, vocês têm que lembrar uma coisa, vocês são formados agora em Gestão da Tecnologia da Informação e a tecnologia está em constante mudança, e a pessoa que é profissional não pode ficar estagnada (...) O meu orgulho de estar com vocês é que eu vejo que vocês são além de profissionais, pessoas honestas, é isso que eu quero de vocês, profissionais comprometidos, honestos e dedicados”.

Vera Filha, Diretora Geral do Campus Floresta, destacou o trabalho de toda a equipe do campus. “Geralmente quando somos alunos ficamos planejando tudo de acordo com o próximo semestre do curso. E agora que não tem mais semestre? E agora que é a vida? Estamos aqui com a representatividade da Prefeitura, da GRE, Secretaria, da Câmara entregando à sociedade de Floresta profissionais formados e totalmente capacitados. Parabenizamos as famílias que por vezes abdicaram da presença de nossos alunos, hoje vocês também estão colhendo os frutos; os professores de GTI levem os nossos parabéns, o colegiado que trabalhou com a reformulação do curso para ficar mais atrativo; também parabenizo nossos técnicos administrativos, e todos nós servidores que estamos diariamente aqui nos doando para formar alunos de GTI, de Química, de Agropecuária, Administração e Informática, para que saiam daqui como excelentes profissionais”, disse a Diretora.

A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, realizou o discurso de encerramento da sessão solene agradecendo a toda a comunidade do campus Floresta, professores e técnicos administrativos que somam esforços aos alunos, familiares e amigos, para que no IF Sertão-PE ocorra o processo de construção de conhecimento de qualidade, em uma instituição pública e que é para todos. Registou ainda os desejos para os formados. “Hoje vivemos aqui um momento realmente solene, de celebrar. É o momento que se encerra um ciclo ao mesmo tempo que se inicia outro, agora vocês não são mais formandos, estão formados, são tecnólogos e devem iniciar uma nova caminhada. Desejo sucesso, acreditem em vocês, sigam a diante, e mesmo que tenham outras escolhas não deixem de focar na oportunidade que vocês tiveram aqui se formando tecnólogos. Sonhem, não desistam, os desafios que vocês encontraram na graduação são fichinha, o que vem por aí é muito mais intenso, mas aqui vocês tiveram o primeiro momento que foi aprender a lidar com desafios, aprender a ser  cidadãos dentro dos preceitos éticos-profissionais, e o que vem por aí afora são desafios, levem a aprendizagem que vocês tiveram aqui para enfrentá-los. Acreditem, sigam a diante por que cada um de vocês tem esse potencial. (…) E para Floresta enquanto instituição reforçamos o nosso compromisso, nós queremos que o processo de interiorização do ensino que nos trouxe aqui para Floresta crie raízes, e não saia daqui nunca mais, que ele floresça, e que dê frutos, que são vocês. Meu muito obrigada a cada um de vocês”, encerrou a Reitora.

 

 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2797 / (87) 3877-2708

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350