Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Discussão sobre mercado de trabalho é destaque durante I Semana do Enólogo

A programação da I Semana do Enólogo seguiu nesta quinta-feira (1), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, apresentando discussões sobre as oportunidades e ferramentas de trabalho para o profissional, a partir da visão de pessoas que já atuam na área. 

Lílian Koshiyama, Paulo Andrade e Pedro Noronha falaram sobre empreendedorismo e inovação no mercado vitivinícola

A mesa-redonda “Marketing, inovação e empreendedorismo no mercado vitivinícola” trouxe os profissionais Lílian Koshiyama, Paulo Andrade e Pedro Noronha, que falaram dos desafios, dificuldades e vantagens de empreender e inovar no mundo do vinho. “É necessário ousadia, planejamento e ação”, afirmou a empresária Lílian Koshiyama, dona de uma casa especializada em vinhos em Juazeiro (BA). 

Em seguida, o uso da internet e sua importância para os negócios foi o assunto abordado pelo servidor Deivson Albuquerque, que falou de que maneira a tecnologia pode contribuir com a Enologia, deu dicas de aplicativos relacionados à área e falou sobre a possibilidade de criação de ferramentas virtuais. 

 Deivson Albuquerque e Paula Theotônio mostraram possibilidades de trabalho no mundo virtual

A relação entre o mundo dos vinhos e o mundo virtual também foi comentada pela jornalista Paula Theotônio. Para ela, o evento é uma possibilidade para estudantes e pessoas que se interessem pela área entendam quais são as demandas que estão sendo observadas e como podem atingir e crescer dentro do mercado. “Um evento como esse promove uma abertura de visão. Acho que é de extrema importância, tanto para gente que aprende com esses jovens que são tão apaixonados pela área, quanto para eles que têm a oportunidade de ver o mundo por outros olhares”, disse. 

Participantes durante o minicurso "Apreciando vinhos tintos, brancos e roses"

Durante a tarde, foi realizado o minicurso “Apreciando vinhos tintos, brancos e roses”, ministrado pelos próprios estudantes, sob a supervisão da professora Elis Nogueira, que abordou o diferencial na vinificação dos três tipos de vinho, além de identificação de aromas e degustação. 

O estudante João Armando mergulhou no mundo dos aromas 

Para o estudante João Armando, o evento colocou o enólogo em evidência. “Os minicursos, as palestras são motivacionais pra gente continuar trabalhando com vontade e estar aprendendo e absorvendo muito conhecimento”, afirmou. A aluna Laíse Ferreira destacou como um dos pontos fortes da I Semana do Enólogo a possibilidade de enxergar o quanto o mercado é amplo. “Dentro da sala de aula não temos essa dimensão. Foi importante também porque a gente teve contato com pessoas que atuam na área Pra mim foi uma motivação, uma oportunidade”, considerou.

A programação do I Semana do Enólogo segue até esta sexta-feira (3).

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050