I Festa da Colheita proporciona aprendizado e integração

Era notável o entusiasmo dos estudantes de Viticultura e Enologia ao participar da primeira Festa da Colheita de Uvas no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. A atividade, realizada nesta quarta-feira (20), proporcionou uma experiência única de contato com o campo e de conhecimento do processo de elaboração de vinhos, desde a colheita das uvas.

Evento proporcionou vivência com atividades de campo

A proposta é aproximar os alunos do campo e demonstrar a cadeia produtiva completa da vinificação. “A ideia é trazer eles para o campo, para que participem da colheita, de todas essas atividades, para quando eles fizerem o vinho terem noção de como foi o início. Muitos deles não têm essa vivência”, afirmou a coordenadora do curso, Elis Nogueira.

Colheita foi realizada em duplas

As uvas da variedade Itália tiveram seu controle de maturação feito, dias antes, por duas turmas de Viticultura e Enologia. A estudante Millena Souza participou desse processo, que culminou com a colheita. “Foi muito bom ter essa experiência que ainda não tinha vivenciado. Acrescenta muito para nossa formação, porque terminamos aprendendo mais rápido”, disse.

Integração e trabalho em equipe foram apenas alguns dos resultados da Festa da Colheita

Além do aprendizado, o momento também foi de integração. Estudantes de diferentes turmas puderam compartilhar a experiência, estabelecer novas relações e trabalhar em equipe.

Uvas serão destinadas ao Refeitório e à Escola do Vinho

As uvas colhidas terão dois destinos. O primeiro será para o Restaurante do próprio campus. O segundo é a Escola do Vinho, onde passarão pelo processo de transformação em vinho, feito pelos próprios estudantes. “Com isso nós estamos conseguindo atrair mais eles para Escola do Vinho e para Viticultura e Enologia”, disse a coordenadora.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49