Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Evento propõe simplicidade no consumo dos vinhos

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE deu início, nesta quinta-feira (13), à III Semana do Enólogo, que apresenta como tema “A revolução da simplicidade”. A mesa de abertura contou com as presenças da reitora do Instituto, Leopoldina Veras, da pró-reitora de Pesquisa, Luciana Cavalcanti,  da diretora do campus, Jane Perez e da coordenadora do curso de Viticultura e Enologia, Elis Nogueira.

 

"Provem bastante", alertou Francisco para quem quer conhecer ainda mais o mundo dos vinhos

Qual a maneira correta de tomar vinho? Qual o momento e lugar exatos? Existem regras para o consumo da bebida? Essas foram algumas perguntas que nortearam os debates do primeiro dia de programação do evento. “A simplicidade da forma como você conduz o consumo do vinho é muito importante e isso faz com que a gente consiga perceber a qualidade que o vinho tem sem estar com muita mistificação em relação ao produto”, afirmou o professor Francisco Amorim.

"A ideia é quebrar as regras do mundo dos vinhos", afirmou a professora Ana Paula André Barros

Francisco apresentou a palestra de abertura, intitulada “Desvendando o mundo dos vinhos durante as compras”, na qual abordou sobre os maiores consumidores e exportadores de vinhos, a realidade do vinho no Brasil, além de dicas de como entender os rótulos. “Tomar uma taça de vinho não está relacionado com o valor da taça que você está tomando aquele vinho, mas com o prazer que o produto vai lhe dar. Tratar o vinho com simplicidade, torná-lo mais familiar é muito positivo e é a proposta que tem esse evento”, considerou.

 Momento de degustação, ao final da programação do primeiro dia

Em sua palestra, a professora Ana Paula André Barros fez alusão à campanha lançada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) “Seu vinho, suas regras”. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cultura do vinho no Brasil, elevar o consumo e atrair novos consumidores. “A ideia é quebrar as regras do mundo do vinho e só pensar em consumi-lo e na felicidade que ele proporciona”, disse a professora. 

 Vinhos elaborados por estudantes de Viticultura e Enologia foram um dos destaques durante a degustação

O evento contou ainda com a oficina interativa “Wine Drinks”, na qual o representante da empresa BF Drinks, Fernando Henrique Silva, demonstrou o preparo de bebidas feitas a partir de vinhos, espumantes e suco de uva. Paralelamente, o público presente pode participar de um momento de degustação de diversos produtos, inclusive vinhos e sucos elaborados pelos estudantes de Viticultura e Enologia na Escola do Vinho.

Oficina "Wine drinks" mostrou o preparo de bebidas com vinhos, espumantes e suco de uva

A programação da III Semana do Enólogo segue nesta sexta-feira (14), com a realização de minicursos. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050