Agricultores vivenciam práticas agroecológicas no campus Petrolina Zona Rural

Produtores da agricultura familiar de oito assentamentos de Petrolina visitaram, nesta segunda-feira (19), o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, para um dia de campo. Durante todo o dia, os agricultores tiveram a oportunidade de vivenciar práticas agroecológicas desenvolvidas através de projetos realizados no Centro de Vocação Tecnológico em Agroecologia (CVT).

Agricultores viram manejo da cultura do mamão orgânico

A atividade é parte do projeto de extensão “Capacitação de produtores através de uma unidade demonstrativa de mamão orgânico”, desenvolvido pela professora Luciana Oliveira, mas envolveu diversos outros projetos, com os professores Flávia Cartaxo, Andréa Nunes, Jéssica Souza, Marlon Rocha, Cícero Antônio e Adelmo Carvalho, juntamente com estudantes dos cursos de Agronomia, Agricultura e Agropecuária. “Esse momento é muito importante para haver a integração da academia com a comunidade externa, é uma troca de conhecimentos”, disse Luciana. De acordo com a professora, além dos produtores, alunos dos cursos de Agricultura e Agronomia foram capacitados nessa unidade demonstrativa.

A produção de caldas e compostagem também integrou a programação e teve a participação de estudantes bolsistas

Os cerca de 60 agricultores aprenderam sobre preparação do solo, plantio, irrigação, alternativas agroecológicas para contenção de pragas e doenças do mamoeiro, até o mercado para comercialização do mamão. Participaram de preparação de caldas e compostagem e ainda conheceram o horto medicinal do campus, onde puderam tirar dúvidas sobre plantio e utilização de plantas medicinais.

A agricultora Aparecida Ribeiro aproveitou para levar mudas das plantas medicinais

Para a agricultora Aparecida Ribeiro, do Assentamento 1° de Maio, o dia foi muito proveitoso. “Foi ótimo, deu para aprender muito sobre orgânicos, adubação, irrigação”, afirmou. O produtor Francisco de Assis, do Assentamento Terra da Liberdade, esteve pela primeira vez no campus Petrolina Zona Rural e para ele o aprendizado foi muito importante. “O que a gente aprende aqui pode levar para nosso dia a dia”, considerou.

Parte da equipe responsável pelo horto medicinal orgânico, os estudantes de Agronomia Teonis Batista e Luana batista e os professores Flávia Cartaxo e Adelmo Carvalho

Os estudantes de Agronomia, Luciano Fonseca e João Batista, fazem parte do projeto e, para eles, receber os produtores é uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional. “Como futuros profissionais é muito importante ter esse contato com os produtores e, além disso, trazer eles para mostrar o nosso trabalho, mostrar as tecnologias que estão sendo aplicadas”, disse João Batista.

O dia de campo continua nesta terça-feira (20), com atividades relacionadas à agroindústria.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49