Projeto “Há um conto no meu Sertão” realiza primeira culminância

Abrir portas através da leitura e escrita de contos. Este é um dos objetivos do projeto “Há um conto no meu Sertão”, realizado no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, através do professor Clésio Morgado, com estudantes do primeiro ano do Médio em Agropecuária.

Primeira etapa da culminância reuniu diversos alunos

Na última quinta-feira (20), o projeto teve sua primeira culminância, reunindo os primeiros contos escritos pelos estudantes. “Já vínhamos trabalhando em sala de aula o processo de construção de texto focado nos contos”, afirmou Clésio. Durante o evento, houve ainda uma palestra proferida pelo professor convidado Paulo Oliveira, sobre técnicas de leituras inteligentes.

Estudantes apresentaram os contos escritos por eles

Através do estímulo à leitura, produção e interpretação de textos no contexto da vida estudantil, a iniciativa facilita a compreensão de diversos gêneros textuais. “Uma vez que são os protagonistas, eles estão percebendo as dificuldades, sem falar na fascinação com o mundo imaginativo da leitura e a possibilidade de crescimento pessoal e financeiro”, disse o professor Clésio.

Contos foram reunidos em uma coletânea

Dessa forma, os estudantes mergulham em novos universos, através da leitura de autores como Machado de Assis, Clarice Lispector e Augusto dos Anjos, além de conhecer e analisar outras produções como o filme “O pássaro azul”, baseado em uma peça teatral.

O resultado da primeira etapa do projeto foi a produção de uma coletânea de contos escritos pelos alunos, que foram apresentados durante a culminância. “A literatura é a senha que dá acesso ao mundo”, concluiu o professor.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49