Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Começou a 15ª edição da Jornada de Iniciação Científica do IF Sertão-PE

Um momento de celebração da ciência e de prestação de contas com a sociedade. Assim é encarada a Jornada de Iniciação Científica do IF Sertão-PE (Jince). O evento reúne pesquisadores de todo o instituto e, este ano, chega a sua 15ª edição. A abertura aconteceu hoje (25) pela manhã, com uma cerimônia virtual, por causa da pandemia de Covid-19. 

Compuseram a mesa de honra o professor do campus Salgueiro, Thiago Muniz, a coordenadora da comissão organizadora da Jince, professora Cristiane Ayala, o diretor-Geral do Campus Salgueiro, Josenildo Forte, a pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti e a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras.

Todos os discursos de abertura destacaram um ponto: a alegria que representa a realização da Jince em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. O diretor-Geral do campus Salgueiro, professor Josenildo Forte, inclusive, destacou que a jornada estava prevista inicialmente para acontecer em setembro como forma de comemoração do aniversário de 10 anos do campus Salgueiro, mas, por conta da pandemia, o evento precisou ser remarcado para novembro e à distância.

A 15ª Jince é também muito especial para o professor Thiago Muniz. Ele é formado em Física pelo IF Sertão-PE, campus Salgueiro, e hoje é professor do curso em que se formou. Thiago relembrou as edições da jornada em que participou como estudante e falou da emoção de hoje participar do evento de outra forma. “Hoje sou orientador de um aluno de física, projeto PIBIC, e esse aluno irá apresentar o trabalho esse ano. Então, pra mim é uma alegria muito grande participar agora da Jince de outra forma, como orientador”, explicou Muniz.

Para a reitora do instituto, professora Leopoldina Veras, o papel da educação é exatamente fazer o que fez com Thiago: promover transformações. Durante o discurso de abertura, a reitora enfatizou que o papel do IF Sertão-PE é “fazer com que as ciências cheguem aos locais mais distantes do nosso país, do nosso sertão. Que jovens que estão tendo a oportunidade de estudar, de fazer pesquisa, possam mudar sua realidade”, concluiu Leopoldina.

Durante a Jince, também estão sendo realizadas a VIII Jornada de Iniciação à Docência (Jid), o I Seminário de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e a Mostra de Inovação e Empreendedorismo.

Ainda dá tempo de participar das atividades que acontecem à tarde e à noite de hoje (25). Acesse a programação, escolha as sessões que deseja participar e se inscreva no IFEventos. A programação completa você confere aqui

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350