Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Experiência de Curricularização da Extensão no IF Farroupilha é apresentada no Workshop Online do IF Sertão-PE  

Os caminhos da Curricularização da Extensão no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) foram apresentados na tarde desta quarta-feira (24), durante o 1º Workshop Online sobre Curricularização da Extensão do IF Sertão-PE. Responsável por desenvolver, junto ao Grupo de Trabalho específico, o processo que implementa a extensão em todos os currículos dos cursos superiores do IFFar, a assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão, Marlova Giuliani Garcia, partilhou a experiência da instituição em que atua. A transmissão está disponível no Canal do YouTube IF Sertão-PE TV Oficial. 

Marlova apresentou os caminhos da Curricularização da Extensão no IFFar

Em cerca de duas horas de exposição, Marlova, que é pedagoga e doutoranda em Extensão Rural, destacou as diretrizes da curricularização das atividades de extensão presentes na Resolução nº 07/2018 do Conselho Nacional de Educação. Entre outros itens, a Resolução estabelece que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação e institui que a Extensão é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico e tecnológico.      

Os questionamentos do público presente ao Workshop foram repassados durante a transmissão

A assessora Pedagógica do IFFar ressaltou ainda o passo a passo para a implementação da curricularização da extensão, desde a organização de Grupos de Trabalho até a adequação de documentos normativos e projetos de curso. Segundo ela, entre as vantagens da extensão estão a possibilidade de ampliar o registro de projetos e programas da área dos cursos, o aumento de docentes em atividades extensionistas e o envolvimento da totalidade dos estudantes.  

"A resistência é normal e muito compreensível pelo processo de formação histórica. Nós somos frutos de uma hierarquização do ensino e da pesquisa e trazemos isso para a nossa prática", respondeu ela a um questionamento lido pela servidora da Proext e mediadora do evento, Leopoldina Amorim, sobre as possíveis resistências docentes à implementação da curricularização da extensão.  

Os pró-reitores Vitor Lorenzo e Socorro Tavares enalteceram a realização do Workshop

 Os pró-reitores de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo, e de Ensino, Socorro Tavares, destacaram a importância da discussão e sinalizaram a necessidade de formação de Grupos de Trabalho nos campi para iniciar a implementação da curricularização da extensão no Instituto. "Nós temos conhecimento para transplantar os muros da instituição. Quando a gente vê a comunidade sendo favorecida por uma ação nossa, institucional, é a certeza de que todo esforço valeu a pena”, afirmou Vitor.  

A perspectiva é que até o dia 10 de março sejam montadas todas as comissões dos campi. Na aba da Proext, no site institucional, será criado um espaço para o compartilhamento de informações sobre a curricularização da extensão no IF Sertão-PE.  

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350