Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

VI Encontro Nordestino de Arborização Urbana é aberto oficialmente nesta segunda-feira (2) em Petrolina

Em cerimônia realizada no auditório da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina, foi aberto oficialmente, na noite desta segunda-feira (2), o VI Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU). A solenidade de abertura contou com as presenças da reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, do assessor de Infraestrutura da Univasf, Sérgio Mota, do presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Geraldo Miranda, do representante da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Flávio Teles, do diretor da região Nordeste da SBAU, Anderson Fontes, da representante da Embrapa Semiárido, Lucia Helena Kiill, e da professora do IF Sertão-PE e presidente do VI ENAU, Ana Rita Leandro. 

A professora do IF Sertão-PE e presidente do VI ENAU, Ana Rita Leandro, fez a saudação inicial do evento

Na fala de abertura do encontro, a professora Ana Rita destacou as parcerias institucionais necessárias para a realização do evento e a importância do encontro para a cidade. “Nós assumimos o compromisso de plantar uma semente e consolidar um momento para a cidade de Petrolina melhorar a qualidade de vida das pessoas e aperfeiçoar os seus empreendimentos urbanos”. Em consonância com a perspectiva de Ana Rita, a reitora Leopoldina Veras lembrou a satisfação em interiorizar a discussão sobre arborização urbana. “Enquanto instituição, estamos de portas abertas para que eventos como esses se consolidem. Nós temos o desafio de colocar no processo de interiorização a consciência de que sejamos um polo de disseminação dessa cultura”, afirmou. 

A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, destacou a importância da interiorização de eventos como o ENAU

Após as falas iniciais, as autoridades presentes na mesa de abertura entregaram o prêmio “Arborista Chapelaço de Couro”, a cidadãos de Petrolina que contribuíram e contribuem ativamente para a arborização urbana. Foram homenageadas sete pessoas que se dedicam ao desenvolvimento da arborização no município: Pedro José Alves, Alfredo Guilherme Ramos, Valdomiro Viana de Souza, Geraldo Alves Pereira Filho, Deusivan Rodrigues Carneiro, Francisco da Silva Santos e José Amaro de Macedo. Em momento de descontração, o poeta, cordelista, declamador e humorista Clenio Sandes trouxe para o público a poesia de cordel, a piada tipicamente nordestina e a contação de “causos”. 

 Cidadãos de Petrolina que contribuem com a arborização urbana foram homenageados com o prêmio “Arborista Chapelaço de Couro”

Como encerramento da solenidade de abertura, o professor do IF Sertão-PE e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, José Batista da Gama, apresentou o Plano de Arborização Urbana da cidade. Elaborado durante os últimos oito meses, o plano contou com a consultoria dos docentes e pesquisadores Marcos Drumond, Ana Rita Leandro e Monica Nahú e do diretor de projetos ambientais da AMMA, Vitor Flores. Na próxima quinta-feira (5), às 10h, na Câmara de Vereadores do município, haverá uma audiência pública para apresentação e discussão do projeto de lei que pretende definir diretrizes e estratégias para o planejamento, implantação e manutenção da arborização e áreas verdes. 

O professor e secretário José Batista da Gama apresentou o Plano de Arborização Urbana de Petrolina

Com o objetivo de ampliar e despertar em toda a sociedade nordestina, com destaque para o Submédio São Francisco, o interesse pela recuperação, preservação e implantação de áreas verdes urbanas, indispensáveis para o bem-estar de todos, o VI Encontro Nordestino de Arborização Urbana segue até esta quarta-feira (4). Mais informações podem ser conferidas em enau2019.com.br.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350