Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Reitoria

IF Sertão-PE alerta contra venda fraudulenta de cursos preparatórios para ingresso em cursos do Instituto

Nesta segunda-feira (15), chegou ao conhecimento do IF Sertão-PE a denúncia de que alunos do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino de Petrolina têm recebido, em suas casas, a visita de pessoas vendendo material de estudo para uma suposta prova presencial de Processo Seletivo do IF Sertão-PE, marcada, conforme o falso anúncio, para o dia 22 de novembro de 2020. O Instituto vem a público esclarecer o tema e alertar candidatos e pais para essa ação fraudulenta.

Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia

Produção de álcool (líquido e gel 70%) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desenvolvimento de aplicativos para acompanhamento da evolução do novo Coronavírus (COVID-19) e para facilitar o comércio dos mais variados setores no contexto de isolamento social, além da doação de alimentos e kits de higiene.

Gabinete da Reitoria emite nota sobre atividades acadêmicas no âmbito do IF Sertão-PE

Com o objetivo principal de preservar a vida da comunidade acadêmica e da população em geral, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), desde a declaração da pandemia do novo Coronavírus, vem pautando todas as suas ações conforme os protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria da Saúde do Estado do Pernambucano. Esses órgãos apontam que as medidas de isolamento social e os cuidados com a higiene pessoal são as melhores alternativas para conter a disseminação do vírus e o colapso do Sistema Público de Saúde do Brasil.

Assim, em observância a essas orientações, o Instituto adotou uma série de medidas para resguardar a saúde da comunidade acadêmica, entre elas a suspensão das atividades letivas nos campi, desde o dia 16 de março de 2020, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em reunião conjunto ocorrida entre os Institutos Federais de Pernambuco e as Universidades que compõem o Consórcio Universitas. No mesmo dia, o Colégio de Dirigentes do IF Sertão-PE se reuniu para readequar as atividades administrativas que passaram, a partir do dia 17 de março, a funcionar em trabalho remoto, preservando os serviços essenciais, com escala de revezamento presencial, também por tempo indeterminado.

Ademais, o IF Sertão-PE criou o Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19, constituído por profissionais de saúde de todos os Campi (Enfermeiros, Psicólogos, Médicos, Nutricionista), através das portarias nº 320, de 16/03/2020 e 328, de 19/03/2020. Inicialmente, foi elaborado o Plano de Ação do Comitê e o Plano de Contingenciamento para Ações de Prevenção e Controle do Coronavírus. O Comitê, por meio de dados técnicos, vem avaliando o cenário de disseminação da Covid-19, emitindo semanalmente boletins para orientar e informar a comunidade acadêmica, e tem recomendado a manutenção da vigência do isolamento social, ressaltando que a retomada das atividades presenciais depende de um cenário seguro para a comunidade.

Quanto as atividades de ensino, até o momento, permanece o posicionamento institucional de suspensão, bem como o não uso das atividades remotas em substituição às atividades presenciais, por motivo claro de que os estudantes, em sua grande maioria, não tem acesso à internet, equipamento ou internet e equipamento, conforme dados obtidos e constados pelo cadastro socioeconômico dos alunos e ratificado por meio de pesquisa eletrônica, disponibilizada via canais de comunicação da instituição. Atualmente, na Rede Federal, das 41 Instituições, apenas oito estão conseguindo ofertar aulas remotas.

Contudo, a instituição vem realizando uma série de iniciativas com o objetivo de ajudar no combate à pandemia como, por exemplo, campanhas educativas; doação de álcool em gel 70%; produção e doação de máscaras de proteção facial, feitas em impressora 3D; distribuição de alimentos; além de aprovar recurso extraorçamentário junto ao Ministério da Educação que será executado para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, nas áreas de Pesquisa, Extensão e Inovação.

O IF Sertão-PE também vem planejando a retomada das atividades letivas, atuando em várias frentes. Para isso, a Pró-reitoria de Ensino se reúne, virtualmente, toda semana, com os Diretores de Ensino e Chefes de Departamento de Ensino dos campi, com o objetivo de discutir e promover ações diversas, considerando o momento que nos encontramos. Dentre essas, podemos citar as capacitações, promovidas para docentes e técnicos administrativos, no período de 31/03 a 26/05, para o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em ambientes virtuais de aprendizagem, como, por exemplo, a oficina “Passo a passo de uma sugestão de aula” e “ETEP: treinamento completo do módulo com atividades práticas online”. A próxima etapa será a capacitação dos estudantes. Além disso, está em construção um documento denominado Sistema de Atendimento Remoto (SAR), que visa regulamentar o atendimento dos estudantes, futuramente, de forma remota.

Também estão sendo discutidas as legislações recentes que impactam no calendário acadêmico, bem como a proposição de estratégias técnicas e pedagógicas, relacionadas ao uso de ensino remoto, projetos integradores, planos de estudos dirigidos, sala de aula invertida, ensino híbrido, entre outros. Do mesmo modo, vem se buscando planejar o retorno das atividades de pesquisa e de extensão, considerando as particularidades de cada campus. Esse planejamento é fundamental para que o calendário acadêmico, atualmente suspenso, seja readequado e referendado pelos Conselhos de Campus e Conselho Superior.

Além do mais, considerando a preocupação quanto ao acesso pelos estudantes às tecnologias, a Reitora informou à SETEC/MEC quanto a impossibilidade, atualmente, de realizar atividades não presenciais e apresentou um projeto que visa fornecer condições de acesso a essas tecnologias pelos alunos, através da compra de equipamentos, por meio de recurso extraorçamentário. Essa questão encontra-se em tratativas com o MEC, por entender que, ao retorno seguro das atividades, o uso das tecnologias será crucial para subsidiar os docentes e alunos no processo de ensino e aprendizagem como mais um recurso que possibilitará fortalecer esse processo.

Importante frisar que o Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19 está elaborando um protocolo para Medidas de Biossegurança para o Retorno às Atividades, que envolve o conjunto de ações voltadas para a prevenção, redução ou eliminação dos riscos inerentes às atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, para proteger a saúde da comunidade em geral. Esse protocolo subsidiará a Pró-reitoria de Orçamento e Administração (PROAD) no planejamento para providenciar a aquisição de materiais e equipamentos necessários para esse retorno de forma segura.

O engajamento de todos com o isolamento social, neste momento de pandemia e de crescimento da curva de contaminação, é mais do que nunca fundamental para que nosso retorno ocorra de forma segura, pois não há nada mais importante e precioso do que a nossa VIDA.

 

Petrolina, 25 de maio de 2020.

 

Gabinete da Reitoria do IF Sertão-PE

DGP disponibiliza autoatendimento via WhatsApp para consulta de informações institucionais

Para facilitar o atendimento aos servidores do IF Sertão-PE em meio ao distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) lançou, nesta segunda-feira (25), um canal de autoatendimento que contém as principais informações relativas às demandas do setor, como benefícios, licenças, carreira, capacitação, sistemas, entre outras. 

Servidores que atuam nas coordenações de Extensão e Estágio participam de treinamento na reitoria do IF Sertão-PE

Um treinamento direcionado a duas modalidades de estímulo à formação profissional, o Estágio e o programa Jovem Aprendiz, reuniu, entre quarta (11) e sexta-feira (13), na reitoria, servidores que atuam nas coordenações de Extensão e Estágio dos sete campi. A iniciativa foi ministrada pelo assessor de Relações com o Mundo do Trabalho do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Thiago Loureiro, com o objetivo de apresentar aos servidores do IF Sertão-PE os módulos do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) que fazem o registro e o acompanhamento dos estagiários e dos estudantes participantes do Programa Jovem Aprendiz.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350