Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Parceria entre IF Sertão-PE e Incra irá oferecer análise de solos a produtores rurais de assentamentos

Uma parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá beneficiar, por um prazo de dois anos, cerca de duas mil famílias de assentamentos localizados nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó.  O projeto visa oferecer, gratuitamente, consultoria e análise de solos a pequenos produtores rurais assentados nestes municípios. O trabalho será desenvolvido pelo Incra e pelo Laboratório de Solos do campus Petrolina Zona Rural.


Recursos serão utilizados na aquisição de materiais e contratação de bolsistas

Na manhã desta segunda-feira (23), a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, assinou o Termo de Execução Descentralizada, recebendo do Incra cerca de R$ 80 mil em recursos para aquisição de materiais necessários para a análise dos solos, bem como criação de bolsas para alunos e professores interessados em participar do projeto. Estiveram presentes no momento o gestor em exercício da Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco, César Teixeira; o idealizador do projeto, engenheiro agrônomo do órgão Fábio Gonçalves, e a analista Joedna Gaspar. 


A reitora Leopoldina Veras, César Teixeira (ao centro) e Fábio Gonçalves (esq.), idealizador da parceria

A reitora avalia como extremamente necessário o serviço oferecido pela parceria. “Vamos atender a uma comunidade que realmente precisa dessa atenção, pois muitos produtores rurais utilizam produtos químicos em suas lavouras de forma indiscriminada, o que pode inclusive prejudicar o meio ambiente. Nosso objetivo é sempre buscar novas ações que tragam benefícios às comunidades onde nos inserimos”, afirmou. Para Fábio Gonçalves, a ideia do projeto surgiu de seu trabalho e contato próximos aos agricultores assentados. “Percebi que nenhum deles utilizava técnicas adequadas de análise de solos”. Egresso da então Escola Agrotécnica e atual aluno do curso de pós-graduação em Manejo de Solo e Água ofertado pelo IF Sertão-PE, Fábio revela estar otimista com o projeto. “Sei que muitas pessoas serão beneficiadas com esta ação”, pontua. 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350