Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE e Incra reafirmam parceria e planejam novas ações destinadas a agricultores assentados 

Ampliar ações interinstitucionais que beneficiem pequenos agricultores assentados foi o objetivo da reunião que ocorreu hoje (26) entre representantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)  e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O encontro contou com a participação da reitora Leopoldina Veras, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo, dos professores do campus Petrolina Zona Rural, Fabio Freire e Cícero Antônio Araújo, bem como do gestor da Unidade Avançada Especial do Sertão do Incra/PE, Renato Faccioly e dos engenheiros agrônomos, José Antônio e Emerson Leopoldo.

Reunião aconteceu na Sala de Treinamento da Reitoria do IF Sertão-PE

Por meio de um acordo de cooperação técnica, firmado em 2019, as instituições desenvolvem, conjuntamente e de forma gratuita, consultoria e análise de solos a pequenos produtores rurais assentados, nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. Na parceria, o Incra cedeu recursos para aquisição de materiais e criação de bolsas necessárias para execução do projeto. Já o IF Sertão-PE é responsável por realizar treinamentos, análises de solos e recomendações de adubação, através da equipe do Laboratório de Solos do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.

Representantes do IF Sertão-PE e Incra discutem ampliação de ações destinadas a pequenos produtores rurais

A novidade é que as instituições além de buscar fortalecer as ações já existentes estão vislumbrando um novo acordo que visa a elaboração de estudos pedológicos de solos e de classificação de terras para irrigação em projetos de assentamentos rurais de jurisdição do Incra SR 03/PE. Esses estudos subsidiarão a solicitação de concessão de água para os assentados que sofrem como a carência de recursos hídricos para irrigação, junto aos órgãos competentes, uma vez que a distribuição de água, exige por parte desses órgãos, estudos de solos como base para estimar a área a ser irrigada, além do volume a ser concedido.

O gestor do Incra, Renato Faccioly, está otimista e relatou os benefícios trazidos, caso ocorra a efetivação de uma nova parceria entre os órgãos. “A falta de recursos hídricos para irrigação é um problema que vem ocorrendo há vários anos nos assentamentos. Sem dúvidas, esse novo projeto traria melhoras significativas para a produção e renda dos agricultores, além de ganhos ambientais com a utilização de água consciente”, disse o gestor.

Entusiasmada com a possibilidade de novos projetos interinstitucionais , a reitora Leopoldina Veras falou sobre a importância da parceria entre as instituições. “As ações que vêm sendo desenvolvidas junto ao Incra tem um relevante papel social. Esse projeto só demonstra como podemos contribuir com o desenvolvimento  da sociedade, de forma mais efetiva, quando somamos esforços. Além disso, comprova que o IF Sertão-PE vai além do ensino em sua atuação. Estamos entregando à sociedade o conhecimento científico, produzido dentro de nossa Instituição e de portas abertas para novas ações.

Como encaminhamento, ficou acordado que IF Sertão-PE elaborará um Plano de Trabalho e, posteriormente, submeterá ao Incra com o objetivo de firmar um Termo de Execução Descentralizada (TED), necessário para execução do Projeto. 

 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350