Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE, Codevasf e Ministério do Turismo discutem parcerias para o fortalecimento institucional e o desenvolvimento regional  

A melhoria na prestação dos serviços do IF Sertão-PE junto à comunidade e a oferta de cursos de capacitação que fortaleçam os arranjos produtivos regionais estiveram na pauta de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (18), na sede da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina. O encontro contou com as participações do superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, do supervisor da Promoção Internacional de Projetos Especiais do Ministério do Turismo, Michel Ferraz, da reitora Leopoldina Veras e do pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo.  

O encontro entre o IF Sertão-PE, a Codevasf e o Ministério do Turismo sinalizou novas parcerias 

Para fortalecer a cadeia produtiva do turismo regional, preparando prestadores de serviço locais para a recepção do turista internacional, o IF Sertão-PE sinalizou interesse em ofertar para a comunidade em geral, empreendimentos turísticos e gastronômicos cursos de curta e longa duração na área de línguas e turismo. Em apoio à oferta dessas formações, Michel Ferraz, representando o Ministério do Turismo, agendou uma reunião em Brasília para o próximo mês, que contará com a participação da reitora Leopoldina Veras.  

“A região do Vale do São Francisco está carente quanto à oferta de modo sistemático e regular de cursos de formação na área do turismo. E, por ser uma região turística, com um produto turístico de atratividade internacional como é o enoturismo, faz-se necessário capacitar a mão-de-obra local para que possamos melhor receber nosso turista e auxiliar na captação de novos visitantes. O IF Sertão-PE pode ofertar cursos em variadas vertentes do turismo”, destacou a reitora Leopoldina Veras.  

Na reunião, a gestão do IF Sertão-PE reforçou a solicitação de implantação de um poço artesiano no campus Salgueiro, pedido já feito em outro momento pelo diretor-Geral Josenildo Forte, juntamente com o prefeito de Salgueiro, Marcones de Sá. Outra requisição lembrada pela equipe gestora diz respeito ao abastecimento de água do Campus Santa Maria da Boa Vista, para facilitar a realização das aulas práticas do curso técnico em Agropecuária, além das demais atividades cotidianas da instituição.  

O superintendente Aurivalter Cordeiro informou que, embora faltem recursos financeiros para a implantação do abastecimento no campus, já emitiu nota técnica para apoiar o IF Sertão-PE na missão de captar recursos que atendam a essa antiga demanda. O campus Ouricuri, que também tem dificuldade no abastecimento de água, foi lembrado, mas Aurivalter afirmou que, no momento, a Codevasf não dispõe de equipamentos para que possa conceder à utilização do campus.  

A aproximação do IF Sertão-PE com a Codevasf e o Ministério do Turismo foi celebrada pelo pró-reitor Vitor Lorenzo. “O resultado da reunião foi positivo, saímos otimistas, pelo fato de termos discutido assuntos importantes para a melhoria dos serviços aos nossos usuários e à possibilidade de ampliação de nossa contribuição para o desenvolvimento regional através da oferta de cursos junto ao segmento turístico”, afirmou ele.    

Com informações de Roberta Duarte

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350