Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

O Gerenciamento de Processos de Negócio é uma disciplina de conteúdo gerencial que integra as estratégias e objetivos de uma organização com as necessidades de seus usuários, por meio de processos, mostrando os fluxos desde a entrada, seu processamento e as saídas resultantes. 

Essa disciplina permite identificar, desenhar, executar, documentar, monitorar, controlar e melhorar continuamente os processos de negócio, além de ser possível visualizar de qual forma as atividades estão interligadas, agregando valor à organização.

Os Processos de negócios são definidos como um conjunto de atividades e comportamentos executados de maneira ordenada e integrada por pessoas ou máquinas que utilizam os recursos da organização para alcançar um ou mais resultados, entregando valor para a sociedade ou apoiando/gerenciando outros processos envolvidos.

O gerenciamento de processos feito de forma correta proporciona uma série de benefícios para a instituição, dentre eles: registro e documentação dos processos, melhoria no fluxo de informações e agilidade dos processos, eliminação de gargalos e desperdícios.

Neste momento, o objetivo do Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DpOAPE) é padronizar e formalizar as fases de planejamento, mapeamento, modelagem e publicação dos processos no âmbito da reitoria do IFSertão-PE. Futuramente o projeto será ampliado para as demais unidades.