Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Parceria entre IF Sertão-PE e Incra promove treinamento com ênfase em manejo de solo e irrigação

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE ofertou, nesta sexta-feira (14), um treinamento para agrônomos e técnicos agrícolas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições, que visa oferecer, gratuitamente, consultoria e análise de solos a pequenos produtores rurais assentados.

 

Treinamento foi ministrado pelos professores Marlon Rocha, Fabio Freire e Cícero Antônio 

O treinamento foi ministrado pelos professores Fabio Freire, Cícero Antônio e Marlon Rocha, com ênfase em manejo de irrigação e análise de solo. De acordo com Fábio Freire, a ideia é que os servidores do Incra possam fazer recomendações de adubação aos agricultores, a partir das análises realizadas no Laboratório de Solos do campus, bem como promover a melhoria dos sistemas de irrigação.

Para o engenheiro agrônomo e servidor do Incra, Fábio Gonçalves, capacitação foi excelente, já que atua no sentido de melhorar a eficiência na atuação junto aos produtores. “Os professores conseguiram trazer fundamentos importantíssimos na questão prática com relação à parceria que está sendo desenvolvida entre o Incra e o IF Sertão-PE”, afirmou.

Fábio destaca ainda o quanto o acordo é fundamental para o desenvolvimento dos colonos. “O Instituto Federal tem toda condição de fazer análise de solo para os beneficiários da reforma agrária, que são muito carentes de assistência. Com o apoio da instituição de ensino e o Incra próximo do beneficiário, não tenho dúvida que vamos ter avanços com relação à economia do produtor, à melhoria de sua produtividade e ao meio ambiente”. 

A parceria entre o IF Sertão-PE e o Incra foi firmada em dezembro do ano passado e irá beneficiar, por um prazo de dois anos, cerca de duas mil famílias de assentamentos localizados nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. Ainda segundo o professor Fabio Freire, novas capacitações podem ser realizadas, a partir da demanda dos servidores do Incra. 

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 277
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050