Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Contribuindo com a prevenção do novo coronavírus, curso de produção de álcool em gel é realizado em instituição socioeducativa de Petrolina

Capacitar e promover a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Esses foram alguns dos objetivos de minicursos ministrados, nesta e na semana passada, por alunos dos cursos de Licenciatura e Técnico em Química do campus Petrolina do IF Sertão-PE. Cerca de 10 adolescentes em semiliberdade na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em Petrolina, participaram do minicurso “Preparação de álcool em gel”. 

 
Primeiro dia de minicurso foi realizado na quinta-feira (12), e contou com socioeducandos, familiares e servidores

A iniciativa faz parte de projeto de extensão desenvolvido pelos alunos, Luma Morgana e Renato Paixão, orientados pelo servidor Geraldo Júnior. A parceria foi firmada entre o IF Sertão-PE e a FUNASE, por intermédio da diretora Nair Mirelle. O curso contou com a participação de internos, familiares, servidores da instituição e do pro-reitor de Extensão Victor Lorenzo. Outros alunos também atuaram como colaboradores do projeto, dando suporte à execução do curso. 


Curso de produção de álcool em gel envolveu alunos dos curso de Licenciatura e Técnico em Química 

“Depois da primeira oficina, foi perceptível a empolgação dos meninos. Inclusive, compartilharam conosco o interesse pela área de Química. Em nome da Funase, quero agradecer ao IF Sertão-PE e a equipe pela parceria e iniciativa. Não só os socioeducandos foram beneficiados, mas familiares e os próprios servidores da instituição”, revelou Nair Mirelle, diretora da Funase, em Petrolina. 


Internos participam da produção

O Técnico de Laboratório do campus Petrolina e responsável pelo projeto, Geral Lobbo, explicou o objetivo da ação. “O projeto tem como finalidade capacitar os internos para a manufatura de produtos saneantes e de higiene pessoal, como forma de ocupação e ressocialização. Tendo em vista a atual situação de pandemia do corona vírus (Covid-19), foi sugerido que a primeira capacitação fosse sobre produção de álcool em gel, seguindo todos os protocolos de segurança”, revelou. 


Produção foi distribuída entre os participantes e a instituição socioeducativa

Para a aluna do curso de Licenciatura em Química, Luma Morgana, a ação “foi importante, pois possibilitou conhecer novas realidades, melhorando a visão de mundo e, consequentemente, compreendendo melhor o impacto dos cursos em contextos de situação de vulnerabilidade socioeconômica”.  


Equipe acompanhada pelo responsável e orientador Geraldo Lobbo

Ao final, o quantitativo de álcool em gel produzido foi distribuído entre os participantes e o restante ficou com a instituição para uso interno. 

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300