Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Roda de conversa reúne intérpretes e tradutores de Libras locais no câmpus Salgueiro

Com o objetivo de estimular a organização e o fortalecimento da categoria, o câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE promoveu, na noite da terça-feira (03), uma roda de conversa com intérpretes e tradutoras de Libras que atuam no município de Salgueiro. O encontro foi organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do câmpus.

As discussões foram divididas em três rodadas temáticas, abordando a atuação, a valorização profissional e o código de ética. “O tradutor ou intérprete de Libras precisa ser neutro, despir-se de preconceitos, ideias formadas, paixões políticas ou religiosas, pois a mensagem que será traduzida não pode ser alterada por suas próprias crenças ou ideias. A neutralidade, além de uma questão de ética e respeito à pessoa que ele atende, é onde reside a credibilidade do tradutor”, explicou a assistente social do câmpus Salgueiro, Milene Torquato, na abertura da noite.

librasDez intérpretes que atuam em Salgueiro participaram do evento

As rodadas foram seguidas de momento para fala, no qual as participantes puderam trocar experiências de trabalho e planejar o fortalecimento da categoria, que vem se estruturando na região através de capacitações como o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Libras, oferecido pelo IF Sertão-PE.
Para a coordenadora do Napne, Patrícia Lourenço, o evento cumpriu o papel de estimular a valorização do intérprete, e deve servir de ponto de partida para outras mobilizações. “Além de promover a roda de conversa, que será bimestral, no final deste ano pretendemos organizar um Fórum, com convidados de fora, capacitação e debates para que o profissional tenha formação adequada e seja reconhecido e respeitado dentro de seu meio de trabalho”, afirmou.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921