Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Evento celebra a literatura de Mary Grueaso Romero e Carolina Maria de Jesus

Utilizar o potencial terapêutico da literatura para pensar o mês da consciência negra. Esse vai ser o exercício durante o evento “De mãos dadas com Carolina Maria de Jesus e Maru Grueso Romero: textos que falam à alma”, que será realizado pelo IF Sertão-PE, Campus Santa Maria da Boa Vista. O evento acontece no próximo dia 23 de novembro, pela internet, e é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas por este link.

Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é uma das mais relevantes para a literatura nacional. Durante muito tempo, Carolina trabalhou como catadora de papel e era em cadernos que recolhia que ela registrava o dia-a-dia da comunidade em que morava, em São Paulo-SP. Um destes compilados deu origem à sua obra mais conhecida: “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, publicado em 1960 e traduzido para 16 idiomas. Carolina Maria de Jesus morreu em 1977, aos 62 anos. 

A colombiana Mary Grueso Romero é poeta, escritora e contadora de histórias. É considerada uma das autoras mais importantes da literatura afro-colombiana, revelando aos leitores cobranças e anseios da comunidade afrodescendente colombiana. Mary Grueso romero tem 73 anos.

Faça aqui sua inscrição.

 

Campus Santa Maria

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csmbv.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br