Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Santa Maria promove interação entre projetos de extensão

Nesta segunda-feira (17), estiveram no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE a pró-reitora de Ensino, professora Flávia Cartaxo, juntamente com três estudantes bolsistas do campus Petrolina Zona Rural. Eles vieram plantar no campus Santa Maria 30 mudas de plantas medicinais (menta, falso boldo, hortelã de folha grossa – malva, alecrim, alecrim pimenta, erva cidreira, alfavaca e chambá – anador). Os estudantes interagiram com alunos do curso Técnico em Agropecuária, orientando como preparar o canteiro e plantar as mudas.

Estudantes prepararam canteiros e plantaram mudas

 A parceria continuará em um segundo momento, em outubro, quando todos os alunos do curso Técnico Subsequente de Agropecuária do campus Santa Maria da Boa Vista participarão de um dia de campo no Campus Petrolina Zona Rural. No programa está previsto o acompanhamento do processo de manutenção, propagação de mudas, colheita, beneficiamento de mudas e extração de óleo essencial. Nesta oportunidade também será ministrada uma palestra sobre Plantas Medicinais pela professora Flávia Cartaxo, que está envolvida no Projeto do Horto Medicinal desde 2013 e que hoje contempla seis projetos, sendo três de extensão e três de pesquisa.

De acordo com o aluno bolsista do curso de Agronomia do Campus Petrolina Zona Rural, José Pedro Dias, durante todo o período da manhã eles puderam repassar informações sobre preparação do solo; cuidados no levantamento de canteiro, tais como alinhamento e dimensionamento; técnicas de tornar o canteiro apto para o plantio; como utilizar as ferramentas adequadas para cada etapa da produção; cuidado no manuseio das mudas; espaçamento ideal para cada espécie; tipo de substrato que foi utilizado em cada muda; equipamento de proteção individual e tratos culturais (manutenção, irrigação e proteção).

Interação contribuiu para início de um projeto de extensão no campus Santa Maria

 Também colaborou nesta troca de experiência o aluno João Otávio Alves, da Ilha Pequena de Santa Maria, que faz o curso Técnico em Agricultura no Campus Petrolina ZR e é bolsista do projeto “Horta Medicinal: elaboração de mudas medicinais para distribuição em escolas e assentamentos”, projeto que vai distribuir 5000 mudas. O estudante do curso Técnico em Agricultura, Wilson da Silva, também participou da ação e disse ter aprendido com os alunos de Santa Maria a utilização de algumas plantas medicinais.

Aprendizado compartilhado terá continuidade durante dia de campo marcado para outubro

O aluno do curso Técnico em Agropecuária de Santa Maria, Cícero José, afirmou que aprendeu muita coisa durante este momento de interação, entre elas a utilização de várias plantas para o tratamento de enfermidades simples, além de ter sido orientado a ter cuidado de não compactar o solo, a proteger o solo para evitar o crescimento de ervas daninhas, minimizar a erosão e ajudar na retenção da umidade.

Esta interação entre os campi contribuiu ainda para o início de um projeto de extensão no campus Santa Maria de plantio e beneficiamento de plantas medicinais para produção de medicamentos, que envolverá os professores do curso Técnico em Agropecuária (Márcio Simon, Luis Carlos Pita e Roberto Holanda), além da enfermeira Marhla Assunção.

Com informações de Roberta Duarte

Campus Santa Maria

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csmbv.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99952-8816