Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Curso Reconhecimento e Valorização Patrimonial inicia aulas em Santa Maria da Boa Vista

Começaram nesta quarta-feira (21) as aulas do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Reconhecimento e Valorização Patrimonial em Santa Maria da Boa Vista”, promovido pelo campus Santa Maria da Boa Vista e conduzido pelo professor, geógrafo e arqueólogo André Luiz Proença. Com carga horária de 60 horas, o curso se estenderá até o final do ano com aulas práticas e teóricas, que acontecerão às quintas-feiras, das 8h às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, parceira do curso e do IF Sertão-PE. Durante as aulas, os alunos discutirão sobre os Patrimônios Cultural Material e Imaterial e Ambiental do município de Santa Maria da Boa Vista.

O curso tem o objetivo de reconhecer e valorizar o patrimônio de Santa Maria da Boa Vista

A turma de 17 pessoas é composta por servidores públicos municipais ligados à educação, com representantes de diversas localidades do município (zona de sequeiro, ribeirinha, assentamento, comunidade quilombola, Projeto Fulgêncio, Fazenda Milano), além de servidores de setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e do Museu Coripós. Para o professor André Luiz Proença, o curso será bastante enriquecedor, por possibilitá-lo conhecer melhor o Patrimônio Cultural e Ambiental do município onde um dos campi do IF Sertão-PE está instalado.

Para a diretora de Ensino do campus, Maria Vilani, o IF Sertão-PE tem como missão colaborar para o desenvolvimento regional nos aspectos econômicos, sociais e também no cultural, estendendo suas ações para a comunidade externa. O estudante Alfredo Neto concorda. Segundo ele, o curso “vai possibilitar a reflexão sobre o patrimônio cultural material e imaterial do município, e, certamente, terá efeito multiplicador e poderá deflagrar novos processos de valorização da nossa cultura, podendo fomentar ainda a pesquisa e ações culturais”, ressalta.

O curso está sendo ministrado pelo professor, geógrafo e arqueólogo André Luiz Proença

O curso foi idealizado a partir da verificação, pela equipe do Instituto Federal, da riqueza do Patrimônio Cultural e Ambiental do município de Santa Maria da Boa Vista, além do desconhecimento e desvalorização da população local e regional. O professor André Proença aprovou um projeto de pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do IF Sertão-PE intitulado “Reconhecimento Arqueológico e Levantamento Etno-histórico em Santa Maria da Boa Vista”. Segundo ele, o curso também subsidiará o campus Santa Maria de informações para a realização de outras pesquisas e atividades de extensão.

Com informações de Roberta Duarte
Fotos: Marcus Nascimento

Campus Santa Maria

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csmbv.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99952-8816