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Programa de Residência Pedagógica do IFSertãoPE 2020–2022

O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional que têm como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

São objetivos:

          1. Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
          2. Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
          3. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a Instituições de Ensino Superior (IES) e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
          4. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Objetivos para 2020

          I. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente;

          II. promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
          III. fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e 
          IV. fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

Para o Edital 2020, o programa terá a vigência de 18 meses. Com início em outubro/2020 e previsão final para março/2022.

O IFSertãoPE foi contemplado com 48 bolsas para os acadêmicos das Licenciaturas divididos em três núcleos que envolvem os Cursos:

 

  • Informática – Campus Petrolina – 16 Residentes;
  • Física – Campus Petrolina – 8 Residentes;
  • Física – Campus Salgueiro – 8 Residentes;
  • Química – Campus Ouricuri – 8 Residentes;
  • Química – Campus Petrolina – 8 Residentes;

Além dos acadêmicos Residentes foram contemplados com 2 bolsas para Docentes Orientadores (1 para o núcleo Interdisciplinar de Física/Química) e (1 para o Núcleo de Informática) e 6 Professores Preceptores ((Para cada conjunto de 8 bolsistas, uma bolsa de professor preceptor);

Os Docentes Orientadores responsáveis pelo desenvolvimento dos subprojetos nos núcleos são:

  • Prof.ª Me. Jussara Adolfo Moreira – Informática – Campus Petrolina;
  • Prof.ª Dr.ª Debora dos Anjos – Química e Física – Campus Petrolina;
  • Prof.ª Me. Daiane Maria dos Santos Ribeiro – Física e Química – Campus Salgueiro;

A Coordenação Institucional do Projeto está sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Josilene Almeida.
Contato: josilene.brito@ifsertao-pe.edu.br

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350